terça-feira, 17 de agosto de 2010

Patrimônio Histórico de Maceió será demolido


Por Mickaell Clygens

Hotel Palmares é vendido para novo empreendimento comercial

Mais um pedaço da História de Alagoas vai se apagar. Com 60 anos de existência, o Hotel Palmares, localizado no Centro de Maceió, será demolido para construção de um estabelecimento comercial. Devido à falta de investimento de antigos proprietários, o hotel encontra-se em péssimas condições estruturais.

Para a gerente do hotel, Vandete da Silva, a falta de segurança na região também contribuiu para a atual situação do estabelecimento. “O movimento é muito baixo, não temos retorno financeiro. O prédio já foi arrombado várias vezes, nossos próprios clientes nos roubavam. Atualmente, evitamos hospedar alguém. De 25 quartos, só dez estão funcionando. Com o passar do tempo ficamos sem saber o que fazer. O hotel é um patrimônio histórico, mas a criminalidade nessa região é grande”, disse Vandete da Silva.

O hotel apresenta problemas estruturais como rachaduras e infiltrações, além de mofo nas paredes. Os poucos clientes que aparecem ainda recomendam o local pela higiene e o baixo custo das diárias. O estudante Jânio Rodriguez de Lima, pernambucano, hóspede que veio à Maceió para realizar concurso público para ingresso na Polícia Militar, declarou que o hotel é bom, e foi indicado pelos pais que estão em Pernambuco. “Fiquei surpreso quando cheguei, pois não espera encontra o prédio na situação de calamidade. Os quartos são pequenos, mas muito limpos e organizados. Espero que não seja demolido”, aposta ele.

História do Hotel

Na década de 1950, o Hotel Palmares, antigo Hotel Central, era considerado por muitos uns dos prédios mais sofisticado da capital. Com azulejos e mastros portugueses, chamava a atenção dos hóspedes e dos alagoanos que freqüentavam ou apenas passavam pelo local. O edifício luxuoso e requintado hospedou figuras ilustres como Pelé, o Rei do Futebol, Nelson Gonçalves, o seresteiro, e Waldik Soriano, o Rei do brega.

Para Gilberto Leite, pesquisador do Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), Maceió era repleta de hotéis luxuosos. “A Boca de Maceió, localizado na praia da Avenida, era a porta de entrada da cidade. Ocupada por inúmeros hotéis luxuosos, dificilmente nos deparávamos com algum empreendimento comercial. O que se via eram os Correios, Delegacia Fiscal e uma linda visão da praia da Avenida.

Atualmente, ocupado por grandes lojas e empresas do mercado financeiro, o centro de Maceió teve prédios restaurados ou demolidos para construção desses novos empreendimentos. É o caso do antigo Hotel Pimenta, com mais de 60 anos, que foi demolido para dar lugar a sede da Previdência Social, na rua da Praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário