segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Futebol americano: em busca de um lugar ao sol




Por Mickaell Clygens

Com pouco tempo em Maceió, o Futebol Americano vem ganhando destaque no esporte Alagoano. Atualmente, o esporte conta com apenas duas equipes: a Maceió Crebs e a Maceió Vikings. Devido à falta de patrocínio do Governo, o futebol americano alagoano vem passando por algumas dificuldades. Não há um espaço ideal para que possa ser realizada a prática do esporte, além da falta de patrocínio de órgãos públicos. Entrevistamos o técnico e presidente do Maceió Vikings, Ricardo Alexandre, para saber do que o esporte precisa para alavancar no Estado de Alagoas.

1 – O que é o futebol americano?

R – O futebol americano, conhecido nos Estados Unidos da América simplesmente como football (“futebol”, em português), e em alguns outros países de língua inglesa, é um desporto de equipe e de contato que surgiu de uma variação do rugby e que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bola em território inimigo durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real. É frequente ver no futebol americano uma metáfora para a guerra, com muita violência pessoal a ter lugar dentro do campo, com jogadores pesando 150kg ou mais a empurrar-se mutuamente com cada grama do seu peso, e com uma linha de frente claramente definida, que se move para trás e para a frente ao longo do campo, separando as equipes de ataque e defesa.

2 – Qual a diferença entre o futebol jogado com os pés e o futebol americano, jogado com as mãos?

R – Existe um pouco de confusão mesmo. Para o inglês da Inglaterra o nome é FOOTBALL e para o inglês dos Estados Unidos é SOCCER, que se joga apenas com os pés e toques rápidos de cabeça. Nos Estados Unidos, existe outro jogo diferente do que se conhece no Brasil: Football – é o deles mesmos e não é aquele que se conhece com qualquer nome no mundo, e é jogado na grande parte do jogo com as mãos mais existem lances que são aplicados com os pés como o Kikoff, Field Goal e o Punter. Nos Estados Unidos AMERICAN FOOTBALL (para eles mesmos – football – simplesmente) é aquele que é jogado com uma bola oval. As regras não são as que conhecemos do (soccer – EUA / football – Inglaterra).

3 – Onde ele é mais praticado?

O futebol americano é extremamente popular nos Estados Unidos. Desde os anos 1990, passou mesmo o baseball como o esporte mais popular da nação. A liga profissional, a National Football League (NFL), que consiste de 32 equipes, é muito popular. O seu jogo do título, o Super Bowl, tem uma audiência anual de quase metade dos lares com TV americanos, e é também emitido para 150 outros países em cerca de 30 idiomas diferentes. As quinze maiores audiências da história da televisão americana foram em jogos de Super Bowl

4 – Qual o time que mais venceu na NFL?

R – O maior campeão da NFL é o Green Bay Packers, com 12 títulos. 5 – Ha quanto tempo existe no Brasil? R – A primeira transmissão televisiva do futebol americano na América do sul foi em 1969 pela TV Tupi. As transmissões não eram ao vivo, o canal recebia a gravação dos jogos da CBS. As transmissões eram narradas por Walter Silva, logo na primeira transmissão ele pediu ajuda aos telespectadores que conheciam do esporte, na outra semana os jogos já estavam sendo comentados pelo norte-americano Thomas Noonan. Após isso o esporte só iria voltar a ter transmissões ao vivo na década de 1990, pela Rede Bandeirantes, do Campeonato de Futebol Americano dos EUA entre 1994 a 1998. Atualmente os canais ESPN e BandSports transmitem os jogos da temporada NFL de domingo e segunda-feira. A ESPN transmite os jogos de horário nobre dos EUA, ou seja, o Sunday Night Football (aos domingos, 20h) e o Monday Night Football (às segundas, 20h30). Já o BandSports possui os direitos de transmissão das partidas de transmissão regional nos EUA.

6 – Há quanto tempo existe em Alagoas/ Maceió?

R – Há 3 anos e o movimento do esporte foi iniciado na praia de Pajuçara com o time que hoje é o mais antigo aqui do estado, o Maceió Crabs. 7 – Quais os benefícios que o futebol americano trás para seus atletas? R – Como o futebol americano é um jogo de estratégia ele requer muita habilidade em raciocinar rápido dos atletas. Muitos acham que o esporte é apenas truculento e é um show de pancadaria, mas se não houver disciplina tática, companheirismo e união em um time de FA, a estratégia não irá funcionar, então com tudo isso em questão posso dizer que os maiores benefícios são: disciplina, companheirismo e união que para os nossos jogadores menores de idade em formação são de extrema importância na formação do caráter e da moral.

7 – O futebol americano recebe alguma ajuda Estado/Governo?

R – Ainda não, o que acontece é que o Município na pessoa do secretario Eduardo Canuto sempre que pode apóia os eventos e ajuda com o que pode, mais o Estado em si não apóia nem manifesta interesse no esporte. Mas quero ressaltar que existe um problema maior que é a divulgação. Nós gostaríamos de levar projetos para as escolas e faculdades locais e desenvolver um projeto onde pudéssemos participar do campeonato brasileiro da 1ª divisão, mais é um sonho que ainda iremos realizar. O projeto existe mais ainda falta alguém acreditar e ver que o esporte é tão rentável quanto o soccer (futebol).

8- Quantas equipes existem em Maceió? Como fazem para treinar? Participam de competições?

R – Oficialmente, duas. Há uma que ainda pode voltar às atividades. São elas:

Maceió Vikings Futebol Americano

Local dos treinos – campo da escola Léia – Praça Padre Cícero S/N Vergel do Lago Contato – 82-8841-9371 – rwdtecnico@hotmail.com www.maceiovikings.xpg.com.br

Maceió Crabs – Futebol Americano

Local dos treinos: quintas e sábados, em frente ao hotel Enseada – praia de Pajuçara Maceió Black Rats – sem treinos no momento

9 – Quais as dificuldades que o futebol americano encontra?

R – Em primeiro lugar a maior das dificuldades é a falta de crédito dos possíveis patrocinadores e órgãos públicos. Em segundo lugar, a falta de campos – os clubes de futebol não aceitam nos ceder os campos achando que vamos estragar o campo. Mas a maior prova de que isso não acontece é que os times do eixo sul/sudeste só pais estão todos com parceria com grandes clubes do futebol brasileiro.

10- Qual sua opinião sobre o desenvolvimento do esporte em Alagoas?

R – O esporte vem se desenvolvendo bem. Apesar das dificuldades, temos feito muitos amistosos pelo Nordeste a fora e estamos cada vez mais convencidos de que em breve estaremos com o apoio necessário para darmos andamento ao nosso grande projeto.

11- O futebol americano sofre algum preconceito?

R – na verdade eu não chamo de preconceito, mas sim de falta de informação. Ser tachado de truculento e maluco é algo não nos incomoda mais. Estamos nos divertindo com o esporte que escolhemos e somos felizes praticando e continuaremos assim até que não possamos mais estar nos campos.

Os Vikings tem um projeto itinerante, que consiste em levar a escolinha de futebol americano a todos os bairros de Maceió e algumas cidades do interior, divulgando assim ainda mais o esporte.

Como funciona?

O time vai ao local escolhido e monta um centro de treinamento para crianças e jovens. Haveria incentivo ao esporte no local até que uma equipe fosse formada e pudesse seguir sozinha. No fim, seria montado um coletivo de apresentação entre ataque e defesa. Os Vikings querem também conseguir acesso às escolas públicas para inserir o esporte como forma de diminuir a violência.

Maceió Vikings
Contato – 82-8841-9371

Nenhum comentário:

Postar um comentário