terça-feira, 24 de agosto de 2010

Anjos de Plantão



Por Mickaell Clygens

Solidariedade dos radioamadores ajuda vítimas das enchentes em Alagoas.

De hobby à profissão, os radioamadores prestaram serviço a custo zero nos municípios afetados pelas chuvas em Alagoas, no último mês de junho. Presente em alguns municípios e com 40 anos de existência em Alagoas, o radioamadorismo foi o único meio de comunicação ativo no período das cheias no Estado.

Com a inundação de casas e a perda total de contato com outros locais, devido a quedas de torres telefônicas nos municípios de Quebrangulo e Branquinha, os radioamadores – em parceria com o Governo – manteve uma comunicação direta com os Bombeiros de Maceió.

Sebastião Marcelo de Lima, presidente da LABRE (Liga Brasileira de Rádio Emissão) ressaltou que a comunicação só foi possível através de um receptor e de um radioamador que esteve presente no local. “Se não tivéssemos um colega radioamador com seus equipamentos, seria complicado Maceió saber da situação de Quebrangulo. O equipamento apresentava alguns defeitos, o que tínhamos que fazer era trocar algumas peças para poder ser feita a comunicação entre Maceió e Quebrangulo”, disse o presidente.

Muitos ainda desconhecem da importância que os radioamadores tiveram nas enchentes. Atualmente o radioamadorismo é praticado por poucos. De acordo com o presidente da LABRE, a falta de interesse de autoridades do governo conta para que essa área não seja reconhecida como merece. “Todos os gastos com compra de aparatos e novos receptores saem do nosso bolso, não temos fins lucrativos com nada, a paixão pelo radioamadorismo fala mais alto. Os equipamentos são caros, varia de 200,00 a 50 mil reais. Se firmamos uma parceria com o governo e conseguirmos esses equipamentos tudo seria melhor”, reclamou Sebastião.

Um comentário:

  1. Legal essa solidariedade Mickael, seria legal um convênio com eles.......bom final de semana Gil

    ResponderExcluir